Lançamento do Black Belt Book + 1º Encontro Nacional de Faixas Pretas

Você está visualizando atualmente Lançamento do Black Belt Book + 1º Encontro Nacional de Faixas Pretas

No último domingo (28), o teatro Cacilda Becker, em São Bernardo do Campo,  no ABC Paulista, foi palco de mais um lançamento de sucesso da Bueno Editora: estamos falando do 1º Encontro Nacional de Faixas Pretas, que recebeu convidados de vários estados brasileiros e dezenas de homenageados, destaques do Black Belt Book.

O evento traçou um panorama sobre as transformações das artes marciais e teve apresentações culturais, depoimentos de grandes mestres e muitas homenagens.

O Black Belt Book

É mais uma iniciativa do autor Fábio Amador Bueno, com a finalidade de registrar, divulgar e homenagear os artistas marciais. O trabalho realizado por ele é reconhecido em todo mundo. Nesta obra, especificamente, estão incluídos participantes brasileiros e internacionais (Alemanha, Áustria, Itália, Espanha, entre outros países).

Cerimônia

Na ocasião especial, uma mesa de honra foi formada com o autor do livro, Fábio Amador Bueno, Prof. Dr. José Augusto Maciel Torres, coautor da obra e reitor da Erich Fromm University e Faculdade Einstein, grão-mestre Nilton Nascimento, presidente da ISKA Brasil e um dos grandes campeões do Brasil de Taekwondo e Kickboxing, grão-mestre Li Wing Kay, pioneiro do Kung Fu no Brasil, sensei Sergio Barrocas Lex, kodansha, vice-presidente da Federação Paulista de Judô e responsável pelos livros “Judô, aprender e gostar é só começar” e o ‘Lúdico no Judô”,  duas publicações da Bueno Editora, mestre Daniel Alves de Lucena, presidente da UIAMA Brasil, vice-presidente da ASIAM e secretário de Ação Social da Cidade de Santa Isabel, sensei Robson Maciel, um dos mais importantes karatecas do Brasil, e David Caparelli, prior dos templários do Brasil.

Além da mesa de honra, o evento recebeu o vereador Aurelio Bacelar, da cidade anfitriã e um dos grandes apoiadores das artes marciais, e do sensei Rogério Eng Wong, kodansha da Shinshukan, uma das escolas mais representativas de Karate Shorin-ryu no país.

Para Fábio Bueno, é uma grande satisfação ver que o trabalho alcançou outros países. “Fiquei surpreso em receber pessoas de outros estados que não mediram esforços para comparecer. Divulgar as artes marciais é uma missão que assumi há 25 anos com a primeira revista que publiquei, a Inside Kumite, depois, vieram a  Fighter, as Coleções de Artes Marciais, entre outras. Agora, com a Revista Master e o livro Black Belt, que pretendo lançar anualmente, estamos abrindo espaço para os novos faixas pretas. O Black Belt Book é uma edição especial da Revista Master. A próxima edição tem previsão para julho de 2023, enquanto nosso tradicional livro dos Grandes Mestres das Artes Marciais continua com o lançamento tradicional. Está programado para 25 de novembro de 2022. Ainda estamos com as inscrições abertas até 30 de setembro”, informa.

A tarde foi bastante movimentada, pois o Tetro Cacilda Becker é situado no Paço Municipal. No local estavam ocorrendo eventos relacionados ao aniversário da cidade, que sofreram mudança de data devido ao tempo instável na semana anterior. Além da programação relativa às artes marciais, a cidade anfitriã foi homenageada com a execução de seu hino e um vídeo institucional.

Discursos

O coautor do livro, Dr. José Augusto Maciel Torres, que acompanha o trabalho de Fábio Bueno desde a década de 80, traçou a trajetória editorial das artes marciais e sua importância para o crescimento do segmento. Ele foi colunista em várias publicações e há 20 anos é um grande parceiro da Bueno Editora.

Em seu discurso, ressaltou a importância do professor de artes marciais, além da necessidade de reconhecimento e remuneração do setor.

Um dos pioneiros do Kung Fu no Brasil, o mestre Li Wing Kay, saudou os presentes, elogiou a iniciativa da Bueno Editora e a dedicação de todos os professores de artes marciais.

O vice-presidente da Federação Paulista de Judô, Sérgio Lex do Judô, relembrou a amizade com Bueno. “São 20 anos de amizade, evolução e dedicação. Nós temos que manter os princípios e o legado das artes marciais. É essencial para as futuras gerações que a história seja registrada e a ética preservada”, reforça.

Apresentações

Os integrantes da União Nacional de Dança do Leão e do Dragão, liderados pelo shifu Carlos Silva, encantaram o público com sua alegria, energia positiva. A Dança Tradicional Chinesa foi apresentada por 11 exímios praticantes de Kung Fu, sendo dois deles na percussão, enquanto outros nove performaram o Dragão. A apresentação teve início com a Dança do Leão.  

Temas discutidos

O panorama das artes marciais desde a sua criação, as influências chinesas e a grande divulgação realizada pelo cinema foram alguns dos temas abordados.

Vários participantes internacionais do Black Belt Book enviaram mensagens e vídeos ao autor Fábio Amador Bueno e aos destaques do livro. Os conteúdos foram produzidos pelo alemão Bernd Hole, pelo italiano Fábio Bevilacqua e pelos brasileiros Fabio Goulart e Gutemberg Lins.

O shifu de Kung Fu, ator, coreógrafo de ação e dublê, Gutemberg Lins, foi homenageado, representando todos os artistas de cinema de ação e dublês que são grandes impulsionadores das artes marciais. “O grande mestre Bruce Lee e tantos outros artistas como Chuck Norris, Bill Wallace, Cynthia Rothrock, Jean-Claude Van Damme, entre muitos outros, trouxeram milhões de praticantes para as modalidades”, fala.

O professor Gutemberg Lins, mesmo com a agenda lotada, fez questão de comparecer e apresentou sua trajetória no Kung Fu.  

Ofereceu várias dicas e ensinou os melhores ângulos para fotos e vídeos de ação. Muitos dos presentes se interessaram pelo tema. O vídeo com algumas imagens de seus trabalhos comprovou suas habilidades marciais e suas excelentes performances artísticas.

A editora da Revista Master e diretora da Bueno Editora, Elaine Ferreira, foi mestre de cerimônia e se emocionou com o agradecimento do mestre Daniel Lucena. “Há muitos anos nós levamos as artes marciais para outras esferas. As pessoas precisam saber a importância do trabalho desses professores e mestres para a formação cidadã. Todo o reconhecimento que nós pudermos proporcionar para que esses educadores tenham as melhores condições de trabalho e, especialmente, conforto para suas famílias, é a nossa missão. O Daniel é um grande irmão que realiza eventos com alto nível técnico. Idealizou a Homenagem Esportiva e é o pioneiro deste tipo de evento dedicado à valorização e à inclusão dos artistas marciais”, conta.

Homenagens Especiais

Fábio Bueno entregou placas para alguns mestres e professores, momento que inaugurou o Hall da Fama da Revista Master.

Na sequência, os homenageados receberam medalhas e certificados, entregues por ele, por José Augusto Maciel Torres e por Nilton Nascimento, um forte apoiador.

Durante a entrega de medalhas e diplomas, ao fundo, foram apresentados todos os participantes do Black Belt Book.

Integrantes do Paraná, Pernambuco, Rondônia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, entre outros estados, não mediram esforços para prestigiar a atividade.

Independentemente da modalidade, o evento terminou em clima de festa e de valorização das artes marciais do Brasil. O grão-mestre Nilton Nascimento recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Artes Marciais, com o selo da Erich Fromm University.

Emocionado, agradeceu a homenagem e o incentivo na caminhada. “São muitos anos de dedicação e amor às artes marciais. Fiquei muito agradecido e honrado com esta homenagem”, detalha.

O lendário Robson Maciel também foi homenageado pelo Prior dos Templários do Brasil, o mestre David Caparelli, com a Cruz Templária, por seu exemplo, dedicação ao Karate e disseminação da saúde e dos bons costumes.

Vídeo

A cobertura completa do evento será divulgada no canal da Revista Master, no Youtube. Se você esteve na confraternização, nos marque na foto e compartilhe suas postagens para alcançarmos mais artistas marciais ao redor do mundo.

Aproveite para se inscrever no canal e receber as notificações. 

Serviço

O Encontro Nacional teve o apoio da Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo, Erich Fromm University e Nilton Nascimento.

Confira o álbum de fotos no Facebook

Adquira o livro impresso

E-book

O formato digital do Black Belt Book estará disponível nas melhores livrarias do mundo a partir de 15 de setembro.